Por Um Mundo Melhor Parte 3 (Fenômenos Naturais) - by PN



fotos reais após o tsunami - criança morta nos braços da mãe

Assistir as cenas reais do terremoto seguido do tsunami no Japão mistura um pouco daquela sensação de espectador dos filmes de Hollywood, com as daquele cidadão que, num assalto, tem uma arma apontada pra cabeça e não pode fazer nada. Impotência talvez descreva melhor esse tipo de sensação.


Terrível, assustador, impressionante, são adjetivos que não conseguem descrever as cenas de horror vistas por bilhões de telespectadores pela TV. Fico pensando naqueles momentos cruciais entre a vida e a morte daqueles (as) que experimentaram minutos ou segundos de um apocalipse mortal. As cenas chocam pelo realismo.


E dessa vez não há a quem culpar. É a natureza se reorganizando em seu ínfimo e único espaço geográfico. Até agora, até os dias atuais, não existem sequer perspectiva de prevermos fenômenos como esse. Resta-nos então refletir sobre a nossa própria fragilidade diante de elementos ainda desconhecidos da experiência humana na terra. As cenas pela TV nos mostram o quão somos facilmente varridos do mapa. O quão somos nada diante de fenômenos que não somos capazes de combater com toda nossa tecnologia. E o que fazer?


Minha opinião é que devemos nos voltar para a nossa condição natural de sermos parte de um todo muito maior que a nossa compreensão intelectual pode mensurar. Fenômenos naturais como esse do Japão só nos mostram o quão somos apenas um pequeno detalhe na imensidão de algo que ainda não conhecemos.


Assistir essas cenas, o desespero, a morte, a destruição, a dor, tem o dever de nos causar igual sensação de tristeza e humildade. Deve acima de tudo, fazer a humanidade pensar que estamos ainda diante de muita coisa desconhecida nesse planeta, e qui sá, do universo. Enfim, presto aqui meu respeito e minha solidariedade ao povo japonês. Povo que já foi no passado vítima da estupidez de uma guerra mundial. Povo que agora é vitima da incrédula sorte da natureza.








Creditos: Oseias Carmo Neves – sociólogo e analista político – professor da Unemat/Juara

1 Mil Comentaram:

kassia disse...

nuss mto triste tragédiaa!!!
nem imagino o q essa mãe deve ter sentidoo!!!! lamentavel!!! =\

Postar um comentário

OS Comentários agressivos e desrespeitosos serão excluidos.

 

Copyright © Besteira Duvidosa \Õ/. Template created by Volverene from Templates Block
WP by WP Themes Master | Price of Silver